segunda-feira, 14 de abril de 2008

O teste da mulher e do homem

Curso Bíblico – Gênesis – aula 6

GN 3 :
1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Na aula passada, tivemos oportunidade de estudar a criação do homem de uma forma mais detalhada, onde Deus diz tê-lo feito Sua imagem e semelhança.

Nesta semelhança com Deus, fica claro os sentimentos, a inteligência, a vontade própria e a triplicidade ,que no nosso caso é de elementos, só lembrando que o homem é uma unidade composta de 3 elementos diferentes unidos em uma natureza humana, e é semelhante a Deus pelo fato de Deus ser uma Essência Divina onde existem 3 Pessoas Divinas.

Vimos que foi uma semelhança moral e também foi uma semelhança mental,no sentido de o homem ser racional como Deus o era, de forma que esta criação, o homem, pudesse ter total e completa interação com Seu Criador. Ele tinha total aproveitamento de seu cérebro, não atingido e corrompido como os nossos, na nossa atual natureza corrompida.

Ao nascer um bebê tem por volta de 100 bilhões de neurônios ativos, e mais de 600 bilhões de conexões ativas. Após 6 meses de vida, este numero começa a diminuir em grande velocidade, restando ao final do 1º ano pouco mais de 50% de seus neurônios ativos “a plena carga”.

Se o homem era puro, inteligentíssimo e sem pecado antes do digamos, “teste da morte”; a mulher também o era, pois foi feita da mesma natureza e substancia dele, com todas as capacitações dele.




No verso 1 vemos 2 pessoas conversando, uma humana e outra angélica, só que esta segunda está usando de um artifício terrível, possuiu e usou o corpo de um animal para interagir com a mulher.
Animais não falam, no máximo alguns pássaros imitam sons humanos, mas para falar, um animal precisa de um cérebro avançadíssimo e um conjunto vocal, que só o homem tem.

A serpente tem língua bi-partida, coisa que naturalmente não colabora com a fala, e ela não tem cordas vocais, pois sua garganta se dilata para poder engolir animais que tem 4 a 10 vezes a sua largura, daí conclui-se que todos os ofídios são mudos no sentido de serem capazes de falar.
O que ocorre no texto acima envolve grande poder espiritual agindo no animal da parte de Satanás. Alem de tomar-lhe o corpo, usou-o com quis.
Foi a 1ª manifestação de possessão espiritual do mundo, futuramente os anjos caídos, agora chamados demônios, usariam da mesma capacidade com o homem mortal.

Como posso ter certeza de que era Satanás?
A resposta está em Ap. 12: 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Conjeturando um pouco, talvez não fosse espantoso para a mulher recém criada, que ainda não tinha visto todos os animais como seu marido havia feito antes da criação dela; este fato pode não tê-la espantado, tornando esta conversa, da parte dela, algo razoável, pois tudo ainda lhe era novidade.
Mas o anjo caído tinha o propósito de testá-la e mandou-lhe um argumento mentiroso ; Não comereis de toda a árvore do jardim?
Deus havia permitido a Adão que comece de todas, e orientado que não comesse da arvore do conhecimento do Bem e do Mal.

Para que a mulher soubesse que podia ou não comer isso ou aquilo, é intuitivo que o marido lhe passou as instruções do que comer e não comer, pois eram os 2 únicos seres humanos no planeta; animais naturalmente não falam, e não existe texto bíblico dizendo que Deus disse a ela.





E ela respondeu inicialmente bem; pois podia comer de toda árvore do jardim, mas depois no verso 3; Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Vejamos o que Deus realmente disse a Adão: Gn 2: 9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Compare os textos acima.
Ela respondeu que da árvore que está no meio não devia comer ...ela estava errada!
E ainda acrescentou que nem devia tocar, e Deus não disse que não podia tocar, disse terminantemente que não podia comer. Um teste simples..de fé.

Claro que Satanás percebeu na hora a dúvida dela, e imediatamente disparou sua principal e mais devastadora arma; a mistura da verdade com mentira.
Verso 4 Certamente não morrereis.
Deus havia dito a Adão: Gn 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Ela devia ter ido perguntar ao marido se era assim, mas ela ainda continuou ouvindo a serpente...
Gn 3: 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

O maior marketeiro de toda a história estava vendendo a pior coisa do mundo para a espécie humana,como a melhor coisa do mundo, a morte.
Vejamos:
· Parece ser muito bom ter “os olhos abertos”, da forma como foi apresentado por Satanás, provavelmente induziu a mulher a pensar que havia algo bom que Deus ainda não tinha mostrado.
· Ser como Deus...que argumento poderoso.
· Saber o bem e o mal.

Eles não precisavam ter os olhos abetos, pois tudo o que precisavam Deus havia provido em toda a terra; e estava a seu alcance.



Para que ser como Deus, se o homem tinha sido posto como o vice-rei de toda a Criação sobre a terra, os mares e as aves ?
Eles tinham sido feitos com natureza sem pecado, pura, o bem era natural deles. E eles tinham livre arbítrio...
Então Satanás só esperou sua arma fazer efeito.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Os olhos são as janelas da alma....ditado popular baseado na Bíblia, em Ec. 12: 3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

A mulher viu a beleza da árvore e desejou ter o conhecimento que Deus tinha.
Neste instante, a palavra de Deus foi substituída pela palavra de Satanás, a fé outrora tida em Deus deixou de existir.

Preste muita atenção nisto agora...

Vemos então que, o pecado original não é comer a fruta( a desobediência em si), mas é algo que nasceu antes...a incredulidade na palavra de Deus.

Agora, já incrédula, ela então pratica um 2º pecado, o ato físico de desobedecer a Deus ; comendo a fruta.

Porque não creu em Deus, desobedeceu a Deus, e por espantoso que seja, ela não morreu fisicamente conforme Deus disse... no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Mas ela foi a seu marido com a fruta em mãos, e este a viu viva, e assim como sua mulher, também não creu no que Deus disse, tomou e comeu da fruta.





Em 1ª carta a Timóteo cap. 2; existe uma informação interessante que o Espírito Santo revela... 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

E isto é verdade, primeiro porque o Espírito Santo não mente, e Ele é o autor de toda a Bíblia. Em segundo lugar; que é isso mesmo, ela foi enganada, ele não!
Mas a definição de morte pela Escrituras, não é extinção, mas separação.

No momento que creram na mentira, morreram espiritualmente, ou seja, foram cortados da fonte da vida de seus espíritos, a qual não é outra senão o próprio Deus Vivo.

E uma vez que a vida de suas almas(os seus espíritos) já não tem mais ligação com Deus, que é A Fonte da Vida, imediatamente seus corpos passaram a experimentar o início da deterioração, que é o resultado da introdução do pecado na espécie, até que morram fisicamente, voltando ao pó.
Suas almas e espíritos aguardariam em um determinado lugar, a ressurreição, ainda não revelada até aqui.
Adão levou 930 anos literais para morrer fisicamente.

A morte judicial aconteceu na mesma hora que pecaram; foi como se Deus decretasse: - Vocês não tem mais parte comigo!
Mas o início da execução da pena física, aguardaria a morte do corpo.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
De repente o que era natural, perfeito e santo, tornou-se vergonha aos olhos deles?
Sim, embora não fosse imundo, a sensação foi de querer esconder aquilo que eles passaram a ser, pessoas individualistas. Já não se sentiam aptos a estarem presentes diante da Autoridade Suprema em nudez. Tentaram esconder o erro com coberturas feitas por eles mesmos, mas o efeito foi justamente ao contrario. Denunciava-os visualmente a Deus.

8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.


O Onisciente, sabia é claro, de tudo antes mesmo de acontecer. Observem que Ele procura o homem, e não o contrario.

9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
Aqui Deus dialoga com o homem que acabara de pecar contra Ele.

11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
O pecado trouxe ao homem, outro pecado, o medo. E gerou ainda outro pecado, a acusação. O homem acaba de manifestar uma face da sua nova natureza, que passou a ser igual a de Satanás, a capacidade de acusar.
Vejamos Ap. 12 :
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Deus dialoga com a mulher, e como vimos anteriormente, ela não mentiu.
Vemos aqui que, apesar de terem acabado de ser contaminados com o pecado, serem separados de Deus, eles não perderam a capacidade de dizer a verdade e não perderam o livre arbítrio para fazê-lo.

14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Mas com a serpente Deus não dialoga, ele estabelece uma sentença que lhe causaria mudanças físicas em toda a sua espécie. Ela se arrastaria sobre seu ventre; o que nos dá impressão que ela podia andar sobre patas.
E não somente a serpente(o animal) é aqui condenado, mas o próprio Satanás também!




Colocarei no texto, pequenos comentários (em negrito)para facilitar o entendimento desta passagem, que é a 1ª grande promessa de Deus em Gênesis, mais conhecida como Proto-Evangelho :

15 E porei inimizade entre ti(Satanás) e a mulher, e entre a tua semente (descendente de Satanás) e a sua semente (descendente da mulher); esta (a semente da mulher) te ferirá a cabeça, e tu (a semente de Satanás) lhe ferirás o calcanhar.

O homem e a mulher nem bem haviam sido separados de Deus pela sua incredulidade Nele, e Ele, Deus, vem até eles, e lhes promete que um descendente da mulher (um filho deles) pisaria a cabeça de Satanás, ou seja destruiria a obra de Satanás.
Esta promessa não diz em que geração nasceria este menino; sim, filho homem , pois o pronome no hebraico é masculino; Wu (ele).

Jesus, este descendente da mulher, se daria na Cruz, aproximadamente 4 mil e tantos anos depois,em favor de todos os pecadores e de todos os pecados praticados pelos pecadores, esta foi a pisada na cabeça de Satanás.

Mas para isso, Jesus homem, teria que ser oferta Santa e Perfeita, feita pelo Pai em favor de todos os pecadores e imperfeitos homens, mulheres e crianças, válido para todas as épocas.
E isto se daria pela Sua entrega de Sua vida humana a morte física na cruz. Esta (a morte na cruz) é a mordida no calcanhar de Satanás.
Lembremos que O Filho,que é Um(em unidade composta na Divindade) com Deus, sendo em figura humana a pessoa de Jesus Cristo, Ele é por natureza Espírito, assim como o Pai e O Espírito Santo, e jamais poderia morrer.
Mas Sua 2ª Natureza, que seria adotada no corpo da virgem; está, sendo completamente humana, porem de origem Divina(o Filho) e por causa disto, sem pecado, satisfazia as condições de ser oferta perfeita e aceita pelo Pai,em favor dos pecadores. Cumpriria-se assim a promessa de que seria semente da mulher, mas sem a participação da semente de homem nesta concepção,se assim o fosse Jesus seria pecador.

16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.


Mas o pecado, alem de trazer a morte espiritual, e posteriormente, morte física, trouxe ao corpo deles imediatamente algumas sentenças; ela passaria a ter dor na concepção, seu desejo passaria a ser ao marido, e neste sentido vemos que a mulher não tem problemas para amar o homem; ela já não teria total liberdade,sofrendo a partir de agora a dominação do marido, para bem ou mal da família.
Claro que Deus sendo Onisciente, já tinha colocado no DNA da mulher todas estas capacitações físicas, e só determinou sua ativação com a entrada do pecado no corpo da mulher.

17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
A princípio parece duro o castigo da mulher, mas observe o do homem, que tendo ouvido a mulher e não crido em Deus,desobedecendo-O, recebeu maior condenação:
· Toda a terra sobre a qual Deus tinha posto o homem passou a ser maldita por causa dele;
· Ele comeria dela(do fruto dela) com dor todos os dias enquanto vivesse;
· A terra produziria espinhos e cardos, e , a ele agora estava determinado comer com constancia a erva do campo, que podia ser
cultivada e armazenada. Entende-se pelo contexto,que não mais teria os frutos das árvores todos os dias a sua disposição sem trabalho algum, pois seria enxotado para fora do Jardim, no Éden.

20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
Observem que somente agora a mulher recebe nome. Até então ela tinha um “título” que lhe servia por nome.







A importância disto é que, o Nome recebido significa “mãe de todos os viventes”, ou seja, o nome dela, dado a ela por seu marido, e não por Deus, manifesta que seu marido havia crido na promessa recém feita por Deus em Gn 3: 15, de que o descendente da mulher haveria de nascer dela e pisar a cabeça da serpente, embora Deus não houvesse dito, qual seria e quando isso se daria.
Embora agora este casal tenha morrido espiritualmente, tenha sido castigado fisicamente e passasse futuramente pela morte física, e todos os seus descendentes nascessem mortos (separados espiritualmente) de Deus, Deus não os relegou ao esquecimento.

21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Sendo Justo Juiz, lhes deu a paga judicial de sua incredulidade, mas sendo pleno Amor, Ele vai até eles, Lhes promete um descendente vingador e pagador do preço da ofensa do homem a Deus.
E também agora, Deus lhes propõe uma forma de que , por oferta de Deus, e não do homem a Deus, Deus se tornaria propício a eles, ou seja, favorável a eles, embora debaixo de novas condições de juízo.

Observem como Ele fez:
· Deus mata animais,
· Ele derrama o sangue inocente destes animais,
· Ele oferece as peles destes animais a Adão e Eva,
· e Ele os cobre.

Toda a obra de prover reconciliação entre Ele, Deus, e a espécie humana recém contaminada pelo pecado, nos mostra algumas coisas importantíssimas:
· Deus procura o homem para resgatá-lo;
· Deus prove as vidas a serem dadas em resgate do homem;
· Deus faz o sacrifício destes animais inocentes em favor do homem;
· O sangue destes animais teria uma função determinada nestes sacrifícios;
· Deus oferece ao casal, e individualmente a cada um deles, as peles;
· Deus os cobre.



Sobrou algo para que o homem pudesse fazer em seu resgate reconciliatório, ou mesmo ajudar a Deus em seu resgate do homem?

Não; não sobrou nada porque não existe possibilidade do homem pagar por si mesmo o preço do pecado cometido contra Deus.
Ao casal, e individualmente, só coube crer e se deixar cobrir.

Mas eles poderiam ter rejeitado?
Sim; da mesma forma que não crendo em Deus e desobedecendo, comeram a fruta, rejeitando pela sua incredulidade, a verdade da palavra de Deus.

Mas aqui e agora, vemos homem e mulher, completamente corrompidos pelo pecado, recebendo pela fé na promessa e vendo os atos praticados por Deus em favor deles, creram e deixaram-se vestir por Deus, daquelas vestes que os permitiriam ter a Deus, favorável a eles de novo.

Por amor de Deus, Deus os tornou aceitáveis em Sua presença, porque eles creram no sacrifício que Ele fez em favor de cada um deles, porem debaixo de um castigo tremendo por causa da Justiça e Santidade de Deus , que não aceita, embora tolere o pecado em Sua presença por um pouco de tempo.

A incredulidade de Adão e Eva derrubou toda a espécie humana que estava contida nos DNAs de Adão e Eva.

Por isso que todos os homens nascem separados e inimigos de Deus, pelo pecado que neles está e neles habita.
O pecado foi transmitido aos filhos.

Rm 1: 16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.







E ainda,confirmando isso;
Cl 1: 20 E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

Somente Crendo na vinda do descendente, tipificado nestes animais, é que Adão, Eva, e todas as suas descendências, inclusive nós hoje, seriam restaurados diante de Deus para sempre.

Então,os animais sacrificados por Deus ,em favor e amor a Adão e Eva , representava o método de remissão; o sacrifício de sangue.

22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
A misericórdia de Deus novamente se manifesta, expulsando o homem do acesso a árvore da vida, pois se eles tivessem ficado no Jardim, comeriam do fruto da árvore da vida e viveriam para sempre em corpos de pecado, sendo eternos pecadores.
Agora, trazendo para os dias de hoje, após o Sacrifício de Jesus, o Filho encarnado, como podemos ver o verso 24?
Jo 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.




*Este verso 18, confirma a condenação de todos os descendentes de Adão e Eva, o homem já nasce condenado e inimigo de Deus.

Jo 5: 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

Jo 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Por alegoria:
O Pai estaria para a árvore da vida.
O Filho está para o caminho que conduz a árvore da vida.
Jesus diz enfaticamente que Ele é o caminho, e só vem ao Pai quem vier por Jesus.
Também mostra que o homem jamais poderia ir por sua própria vontade a Deus, mas que Ele em Sua Graça e Misericórdia vem até nós. Jo 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Fruto de pecador, pecado é; pois qual fruto seria da nossa parte naturalmente agradável a Deus?
Por isso que rejeito sem pestanejar qualquer tipo de esforço ou obra humana. No próximo capitulo a Bíblia deixará isto bem claro.

Gênesis 3:15 é a 1ª Profecia Messiânica, que daria a direção da Linha do Sangue(a descendência de Adão e Eva até Jesus), e por 1.657 anos(de Gn 3:15 até Noé em Gn 9:26) foi a única profecia revelada por Deus acerca da do descendente da mulher que pisaria a cabeça da serpente.

Ser crente em Jesus hoje é simples, pois a Bíblia está completa e pronta, e todo o plano de Deus está completamente revelado.

Uma única promessa, para homens e mulheres durante 16 séculos.
Mas a fé para salvação, diante de Deus, é igual a deles, mesmo hoje, pois o princípio não mudou, somente Crer na Palavra de Deus e no Seu Filho Jesus.

Na próxima aula, estudaremos o cap. 4 e 5 de Gênesis.

Douglas F. Luz Março 2008

Nenhum comentário: