segunda-feira, 14 de abril de 2008

No principio criou Deus o céus - II

Curso Bíblico – Gênesis – aula 2

Continuando nossa exposição a cerca de Deus, trataremos do que Ele desejou Criar.

1 - O Reino de Deus : Está ligado a Existência de Deus, é atemporal; é o domínio Dele sobre o Universo; o lugar onde Ele habitava desde antes da Eternidade.

1ª Cr. 29: 10 Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.

11 Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

Sl. 90 : 1 SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Sl. 103: 17 Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;

18 Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.

19 O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.

É Muito claro por meio destes textos que o Reino de Deus é diferente em magnitude, poderio e exaltação ao Senhor.


Também deixa muito claro que era existente antes do universo, antes dos anjos e até mesmo antes da Terra.

Já que vimos uma pequena declaração do Reino de Deus, mesmo porque a Bíblia pouco fala dele, vejamos então a Criação, onde podemos ver e/ou conferir por meio das Escrituras, o Reino dos Céus.

Como a Própria Bíblia demonstrará, o Reino dos Céus está contido no Reino de Deus, e demonstra O perfeito Deus como seu Criador.

O a declaração de sua existência e início dele, segundo Jesus declara, está em :

Mt. 6 : 9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Mt. 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

É interessante como Jesus tem interesse de mostrar que o Reino dos céus existe (pois Ele, Jesus, era o Rei, porem ainda não estava por assim dizer “empossado”, ele tinha o cargo mas ainda o Pai não havia lhe entregue o reino,porque Jesus ainda não tinha ido a Cruz e ressuscitado com corpo Glorioso).
Ele mesmo mostra isto jogando estas declarações para o futuro dele enquanto presente na terra.

E também João ,o Batista o faz:

Mt 3: 1 E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

É interessante que Jesus repete a mesma pregação de João, uma vez que o O Messias, O Rei prometido, era o representante legal de Deus e o único digno deste Trono entre os homens de Jerusalém e de toda a terra.
Isso se dará por ocasião da Sua 2ª Vinda.

Mas já que tratamos do tema o que é Deus, as provas de Sua existência e Sua Divindade, passemos a Sua Criação.

2 - Angeologia : Eles são fundamentalmente os ministros da providencia Divina.
Que eles não são eternos e não existiam desde antes da Eternidade,a Bíblia deixa claro.

Ne 9 : 6 Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

O texto acima deixa em seu final a declaração que o “exército do céu te adora” ; e adoração é manifestação consciente de um ser vivo e racional, neste caso o termo não se aplica aos astros do espaço, mas sim aos exércitos angélicos.

Sl.148 : 2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.

Cl. 1 : 16 Porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

A Bíblia não precisa a época ou dia da criação deles,mas nos dá a entender que foi junto com a criação dos céus em Gn 1: 1, e isto parece claro pois eles já estavam presentes quando Deus criava a Terra.

Jó 38 : 4 Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.

5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?

6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,

7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?

Este texto acima nos mostra um parâmetro interessante;no A.T., todos os anjos perfeitos(mesmo aqueles que não pecaram), durante um certo numero de capítulos e livros, são chamados de “ filhos de Deus” ou “estrelas da alva”.



No verso 7 lido logo atrás, é claro que não fala dos homens, pois estes ainda não tinham sido criados,pois Deus está falando das bases da Terra, portanto antes da geração do homem.

Lúcifer antes da Queda recebia o titulo de “estrela da manhã”.

O numero deles também não é claro, mas sabemos que são vários milhões segundo Ap 9 :
16 E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.

Ap 12 : 3 E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

4 E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Pelos 2 textos acima dá-se entender que o numero de anjos rebeldes é de 100 milhões, e dos fiéis a Deus de 200 milhões, porem a idéia não está exatamente definida, é apenas uma declaração que uma parte menor (1/3) foi “levada” pelo Dragão(mais conhecido pelo seu atual nome; Satanás),ou seja, foi convencida de que ele, Lúcifer, era maior que Deus. E por conclusão, a parte maior não pecou .


Ø Mas a que categoria de seres eles pertencem ?

a) Não são seres humanos glorificados:

Mt. 22: 30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão (*)como os anjos de Deus no céu.

(*) Ser como não é ser igual, é no máximo semelhante, como Jesus explica em outras passagens. Mas é verdade que quando nós,os remidos pela fé no sangue de Jesus) tivermos nossos corpo caido transformado em corpo glorificado, seremos iguais a eles, no sentido de que nossos corpos estarão capacitados a habitar o céus e na presença de Deus,como eles o fazem.

Em Hb. 12 : 22 e 23 existe a diferença de hostes de anjos em relação ao termo “espíritos dos justos aperfeiçoados”. Vejamos:



22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

23 À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;


b) São incorpóreos : Não tem constituição física como o homem tem (uma triunidade de elementos), nem são sujeitos a leis fixas do universo como o homem é. Eles tem um corpo angélico espiritual, porem diferente do nosso, pois podem assumir formas
Diferentes, inclusive humana, segundo o propósito para o qual Deus os enviar; coisa que não podemos fazer.
Infelizmente Satanás (e possivelmente também alguns demônios) pode se apresentar ao homem como anjo de luz (2ª Co 11:14 ),tentando trazer a este toda sorte de engano e desvio da Escritura que lhes convier.

Hb 1: 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Ef 6 : 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

c) Alguns exegetas, dizem que eles são um grupo:

de ordem militar ou não, criados individualmente e ao mesmo tempo, todos de uma só vez. A forma da criação deles é totalmente diferente da nossa,pois segundo a Palavra de Deus, viemos de um casal original, segundo as Escrituras.

O anjos foram trazidos a existência individualmente, pela vontade de Deus, no exercício de Sua Palavra : Haja!
Existe um numero fixo deles e não se reproduzem, é o mesmo numero para sempre.
A Bíblia mostra normalmente o anjo como ser masculino, embora ela não se preocupe em declará-los especificamente como masculinos.

O fato de apresentarem-se a humanidade numa forma masculina, denota expressão de força(tamanho,imponência,etc),poder e autoridade,alem de facilitar a aproximação daqueles que são alvo das mensagens Divinas, daí o uso desta forma humana em suas aparições.



Mas importante informação é que aqueles anjos que pecaram, o fizeram individualmente!

Por este motivo, Deus não proveu salvação para eles, pois pessoalmente escolheram o pecado.

Hb 2: 16 Porque, na verdade, ele não socorreu os anjos, mas socorreu a descendência de Abraão.

Dentro do contexto de Hebreus cap.2 , o Espírito Santo nos diz por meio do escritor que, para socorrer os que crêem, O Filho tomou forma de homem, isto é, se encarnou em corpo humano, homem, e não em corpo angélico.
Nem o poderia fazer, pois eles não passam o pecado de uma geração a outra como acontece aos homens, porisso não há oportunidade de resgate para aquele anjos que pecaram.

d) Excedem o homem em conhecimento, mas não são oniscientes :

Lc 4 : 34 Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.

Mt 24: 36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

e) São mais fortes que os homens apesar de não serem Onipotentes:

Sl.103 : 20 Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.

2ª Pd. 2 : 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;

11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

Mt 28 : 2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.



3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.

4 E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.

Obs: Esta “pedrinha” na porta do sepulcro de Jesus, costumava ser de granito, pedra comum na região e fácil de ser cortada, com um tamanho médio de 2,5 mts, por uns 30 cms de espessura, rolava numa canaleta lateral, com um peso médio de 4 toneladas. Alem disso, ela rolava encostada na parede externa do sepulcro, o que dificulta mais um pouco seu rolamento,que normalmente era feito por 2 ou 3 homens e uma boa alavanca.
Seu peso seria comparado a um caminhãozinho pequeno carregado.
Comparativamente,um homem forte pode arrastar, em terreno plano um carro de até 1,5 toneladas, ou até no máximo 2 toneladas..
Resumindo, também os anjos caídos (demônios) tem força igual e/ou equivalente aos anjos puros (sem pecado); por isso pode ser um erro ao crente ficar desafiando-os, isso não é nada prudente.


Ø A Queda dos anjos:

a) O fato da queda de alguns:

Aqui devemos falar da origem do mal, pois ela não se deu na terra mas no céu, no Reino de Deus.
A maioria esmagadora dos homens, reconhecem a presença do mal no Universo.
Mas é difícil ao homem conciliar a presença do mal perante a presença de um Deus Bom, Santo e Infinito.

O Gnosticismo e o Zoroastrismo dizem que nunca houve “queda” e que o mal é conseqüência de um universo imperfeito.
Outros dizem que o mal e o bem são forças contrarias e constantes,necessárias ao bom equilíbrio da criação.

Interessante percebermos quando lermos Gênesis caps. 1 e 2 todo é que Deus diz 7 vezes que o que Ele havia feito era bom, e por fim, tudo que Ele havia feito era muito bom.

Deus, usando daquilo que chamamos de dupla referencia na Hermenêutica(fala de uma pessoa usando da pessoa de outra), usa da pessoa do rei de Tiro,no Líbano, para descrever Lúcifer antes da queda:



Ez. 28 : 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.




E novamente,debaixo do mesmo princípio da dupla referencia, mas desta vez usando a figura do Rei da Babilônia, Deus fala contra Satanás:
Is 14 : 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

Eis o problema de Lúcifer (o portador da Luz), foi Egoísmo, manifestando também Vaidade. Queria o que pertencia a Deus, sem no entanto ser igual ou semelhante a Ele, a criatura querendo ser o Criador.

Sendo criado com vontade autônoma, tomou opinião sobre si alem do que era conveniente.
Deus faz uma declaração em Isaías que mostra porque Ele pôs Lúcifer e os que o seguiam pra fora do Seu reino:





Is. 48: 9 Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. (aqui está falando de Israel)

10 Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição.

11 Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.

No texto acima, Deus faz uma firme repreensão a Israel, ficando claro que não fala de Lúcifer / Satanás, mas o detalhe final do verso 11, mostra que Só há UM que possui a Glória, e Um só, é o Dono daquele Trono, o Grande Senhor dos Exércitos.

b) O resultado da Queda deles :

- Todos eles perderam sua santidade original, tornaram-se corruptos em natureza e conduta.

Mt 10: 1 E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

Ef. 6 : 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

- Alguns deles foram lançados no Tártaro (fundo do Abismo).
2ª Pd.2 : 4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no (*) inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
(*)no Grego:Tártaro.
- Alguns deles estão livres e estão em oposição ao trabalho dos anjos bons.

Dn 10 : 5 E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;





6 E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.

7 E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.

8 Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.

9 Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.

10 E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.

12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.


Ø A Classificação dos Anjos :

1 – Os Anjos Bons
São divididos em 4 tipos, dos quais falaremos logo abaixo,onde também podemos ver algo sobre alguém que não parece ser anjo embora use o titulo de anjo..

a) Anjo : No grego ou no hebraico significa apenas mensageiro.
Acontece que esta palavra pode ser aplicada a homens que portam alguma mensagem, estando na função de mensageiro.
O detalhe é ver como a palavra é aplicada dentro do contexto.


Lc 7: 24 E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento?

A palavra “mensageiros” no texto acima é a mesma aplicada para anjos.
No caso dos anjos das igrejas citadas em Apocalipse,podem muito bem serem eles os bispos ou pastores destas igrejas.

b) Querubins : Não há uma etimologia distinta para esta palavra.
Há sugestões de termos como “cobrir “ ou “guardar”.

Interessante lembrar que havia sobre a tampa da “arca do concerto” 2 querubins e também no Templo. Também havia na Corina interna do Tabernáculo e também no véu que separava o lugar Santo do Santíssimo.

A eles é dada sempre posição de proximidade de Deus, sendo por isso considerados como os guardiões do trono de Deus.

Sl 80 : 1 TU, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.

c) Os Serafins : São mencionados pelo nome apenas em Isaías cap. 6 :

1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.






Podemos ver que eles tem funções diferentes e estão em lugares diferentes dos querubins, pois voam acima de Deus, e do alto conduzem o culto e louvam a Deus. Se ocupam de exaltar a Santidade do Altíssimo .Também servem a Deus nas cerimônias de purificação.

d) Arcanjo : Este termo só aparece 2 vezes nas Escrituras :

1ª Ts 4: 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Judas 9 Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Este Arcanjo Não somente era poderoso, como tinha outros anjos debaixo de suas ordens.

Ap 12 : 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

Embora Gabriel , não seja chamado de Arcanjo na Bíblia, ele tem capacidade de combater como Miguel.
Isto está claro em Dn 10 : 13, que já vimos logo atrás.
Não dá pra confiar nas explicações dos livros apócrifos, por questões obvias, de não inspiração por Deus destes livros.

Miguel e Gabriel parecem ter responsabilidade de auxiliar a nação de Israel :
Dn 12 : 1 E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

Também participou Gabriel no anuncio a Maria do Nascimento do Messias:
Lc 1 : 26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.


28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

Também existem divisões angélicas que podemos chamar de militares.

Cl 1: 16 Porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Ø O Anjo do Senhor: Aparição em forma angélica do Filho, 2ª pessoa da Divindade. Ele aparece diversas vezes no Antigo Testamento,não como um anjo de Deus, ou um anjo do Senhor, mas como O anjo do Senhor. A pessoa do Pai não pode ser visto por ninguém, mas o Filho o Revela quando da Sua encarnação em natureza humana.

Alguns textos do Filho mostrando-se como o Anjo do Senhor:

Gn 16 : 9 Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?

Gn 31 : 11 E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.
12 E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
13 Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.

Gn 32 : 24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.



28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

E abaixo, ,textos que mostram o Filho, não aparente mais em forma angélica, mas em Natureza humana,nascido de mulher, porem sem pecado:

Jo 14 : 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

2ª Co 4: 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
(*)Este texto trata de Satanás como o deus deste século.

Co 1 : 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;


Na próxima aula, os anjos maus (os caídos) e o início da exposição da Criação de tudo o que envolve a Terra.

Graça e paz de Cristo Jesus. Douglas F. Luz Fev/2008

Nenhum comentário: