segunda-feira, 14 de abril de 2008

.. e a terra

Curso Bíblico – Gênesis – aula 4

Gn 1 : 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Traduzindo literalmente do hebraico para o português seria:
No princípio “fez do nada” “deuses” os “céu composto” e a terra.

A palavra “bara” é traduzida por criou, mas seu sentido é mais preciso, pois é aplicado a “trazer do nada algo a existência”.

A palavra “elohim” traduzida para o português como Deus, é na verdade um “dual” da palavra Deus (eloahh)

*Dual: é um termo gramatical usado para dizer que algo não é unidade simples, mas unidade composta. Exemplo: um nariz, uma boca. É singular e unidade absoluta.
No caso do Dual seria assim: uma visão = dois olhos; audição = dois ouvidos; homem = 3 compostos. É dual e significa unidade composta.

Na tradução para céus, ocorre também um dual, pois já estudamos que Deus habitava o Seu Reino(..de eternidade a eternidade..), conhecido na Bíblia como o Reino de Deus, e depois, criou o Reino dos Céus, onde está contida a Terra.

Caberia aqui a pergunta comum: Se Deus quis Se revelar ao homem por Sua palavra, porque complicar tanto?
A questão é que quando Gênesis foi escrito por Moisés, do cap.1 até seus dias, provavelmente o início foi ditado por Deus em algum momento em que Moisés se ausentou do povo e esteve com Deus durante vários dias, no entanto só escrevendo depois, tendo sido lembrado do que escrever pelo Espírito de Deus, o qual não tem a preocupação de dizer como uma revelação gigantesca e precisa foi dada a Moisés.

Mas todo o objetivo Dele, era que o homem tivesse conhecimento que Ele era “O Deus Santo Criador de tudo”, que era “O Todo Poderoso” e tinha “Toda a Sabedoria”, sem no entanto, dar muitos detalhes iniciais.
Ele queria se revelar ao homem de forma lógica, compreensível, progressiva e acumulativa.

Gn 1: 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Agora a coisa começa a ficar mais interessante.
A palavra forma no hebraico é tohu, que literalmente diz ; informe.
A palavra vazia no hebraico é bohu, que é literalmente ; vazio, ermo.
A palavra trevas no hebraico é choshek, que é literalmente; escuridão, obscuridade.
O fato é que Deus, primeiramente fez a terra, como um globo celeste no espaço, e como tal, totalmente operacional do ponto de vista básico, com Campo gravitacional e eletromagnético, rotação planetária mas ainda sem translação espacial em torno de uma estrela.
Porque penso que Ele a fez com campo de gravidade? Ora, o versículo diz que havia água no globo, e ela não estava dispersa no espaço em torno do globo, portanto, para que ela ficasse em seu lugar, deveria haver gravidade, e gravidade é resultado de massa.

Alguns entende que tais águas, são na verdade, gigantescas nuvens de hidrogênio e oxigênio que pairam no universo, que ao colidirem com planetas em formação, fundem-se por alguma situação especial e permanecem presos neste novo planeta em forma de água. Até que é convincente né? Parece bem lógico.
Mais a frente especularemos mais; e sobre o fato de, neste “dia um” assim chamado literalmente, ainda não haver translação, e logo a frente apresentarei minhas considerações. Vamos deixar a bíblia se explicar.

Gn 1: 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Antes mesmo do telescópio Hubble, já nos deliciávamos com imagens do espaço, tiradas com equipamentos de ponta da Nasa.
Gigantescas nuvens de gás iluminavam as noites dos observadores celestes em seus telescópios, mostrando a eles, que o Deus Criador não precisa criar primeiramente, uma estrela do padrão Sol, para que exista a luz.

Quando criou Deus os céus e a terra, nos parece mais claro que Ele tinha criado no espaço, as condições e materiais, gasosos ou não, para que tais nuvens acendessem quando Ele dissesse: Haja Luz.
Cremos num Deus Todo Poderoso, que usa de Sua sabedoria e lógica e progressividade ao criar, nos lembremos disso.


Gn 1 : 4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Este versículo está falando apenas da escuridão do espaço e da criação da luz na vastidão do espaço.
Mas a ciência especula a criação das estrelas advindas justamente destas massas de gases incandescentes, que ao gerarem uma dose inicial de rotação e gravidade passam a absorver e atrair matéria do seu em torno, compactando-a e aquecendo-a cada vez mais, gerando assim em dado momento, maiores condições para ser formado uma estrela, um sol.

Gn 1 : 5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Do nosso ponto de vista, dia e noite só existem a partir da rotação da Terra em torno do Sol, mas no “dia um”, Deus ainda não tinha feito o Sol.

Imagino que está situação pode ser explicada como, Deus tendo criado a nuvem ou massa gasosa (o nosso futuro Sol), e dando a nossa Terra rotação em torno de si mesma, fazendo com que, do ponto de vista da Terra ao olhar o céu, o céu seja iluminado por esta massa. Este acontecimento seria o Dia de iluminação, na Terra.
Lembrem-se que Deus deseja se revelar a nós de uma forma compreensível para nós. Para os antigos, seria impensável entender assim, ou mesmo considerar Gênesis desta forma ampliada, pois não tinham o privilégio da tecnologia atual, que cada vez mais nos deixa menores diante do poder e glória do Criador.

Outra coisa é introduzida na criação espacial, o conceito de tempo!
Cada dia da Criação é dia de 24 horas? Serão milhões de anos? Quanto tempo Deus precisa para fazer o Universo? Freud explica, diriam alguns em tom de gozação.

A bíblia explica, pois seu autor é o Espírito Santo de Deus.






A palavra dia em hebraico é yowm. É interessante ver que é a mesma palavra usada para todos os dias da criação, sem exceção.

Também é interessante vermos que, no aviso de Deus a Adão (logo mais a frente) Deus diz, no cap. 2 : 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Todos nós precisamos comer, de certa quantidade de horas em horas, e Deus declara que Adão não devia comer daquela arvore, mas no verso anterior ,que o homem podia comer de toda arvore do jardim, isso nos faz pensar em ciclos de fome e saciez , todos eles contidos num mesmo dia...interessante observar isso né?

E para deixar o argumento um pouco mais claro, leiamos a bíblia:

Gn 3: 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gn 3: 8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
Gn 3: 14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Gn 5: 5 E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gn 7: 11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
Gn 8: 22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

Pra encerrar a questão tempo, o golpe de misericórdia; Antigamente, os reinos tinham seus dias contados assim; No dia X, do mês Y, do ano do reinado de Fulano de tal, Rei de tal lugar, se fez ou aconteceu tal coisa.
Vou pegar um exemplo da bíblia,confirmada pela História da humanidade:
2ª Reis 25: 1 E SUCEDEU que, no nono ano do seu reinado, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acampou contra ela, e levantaram contra ela trincheiras em redor.

No texto acima todos os textos mostrados anteriormente, em que aparecem a palavra DIA, no hebraico a palavra é yowm. A mesma palavrinha usada em de Gn 1 : 5.
Então o que vemos é que biblicamente no A.T., o dia sempre é citado como período de tempo corrente e comum a todos os homens.
Existem argumentos de alguns estudiosos, em que um dia em Gênesis caps. 1 e 2, são especificamente milhares ou milhões de anos, e que Adão e sua mulher são o top da evolução dos primatas, da qual Deus fez o homem racional, como se O Criador precisasse deste expediente para fazer alguém perfeito, racional e totalmente interativo com Ele. Eu abomino esta posição! A você, eu deixo que pense em quem crer, na Escritura ou nos homens.

Outra coisa importante ; dia um em hebraico é yowm echad ; quer dizer, dia um composto.
Composto como? Observaremos que o texto diz no verso 5 ...E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Deus criou a Luz plena, e foi para a Terra, o dia em sua plenitude, como ocorre ao meio-dia, do nosso dia solar; seguiu-se até o período noturno pela rotação planetária e terminou no ápice do que seria o nascer do Sol para nós na Terra. Agora, conjeturando que meu argumento esteja correto, eu teria que basear um ponto na Terra, para que por ele passasse a tarde e a manhã,e confesso não ter idéia precisa de qual poderia ser. Penso ser uma possibilidade a Terra de Éden, já que Deus a descreverá logo mais a frente.

Gn 1: 6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Verso 6 diz que Deus manda haver e logo em seguida diz que Ele fez. Isto é interessante pois nos remete a um conhecimento que os judeus não tem deste ponto de vista de Deus, Sua Triunidade:
Jo: 1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. *Este final, no Grego literal é : Deus era o Verbo.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


Observem que Deus diz Haja e Deus faz, ora, isto é que O Pai, sendo UM com o Filho declara a obra; o Filho a cria; e o Espírito declara que Ela era boa ou muito boa. Sobre a declaração do Espírito, isto é dedutível, pois Ele é mencionado passeando sobre a superfície das águas recém criadas no verso 2, e na Triunidade cada uma das 3 pessoas divinas tem Sua operação determinadas por eles mesmos, entre eles.

Voltando ao verso 6, Deus separa as águas, e aqui cabe um argumento sobre 2 coisas citadas lá atrás, Gravidade e Campo Magnético. Sem estas 2 forças não teríamos atmosfera, nem oceanos.
Gravidade: Retem todas as coisas na superfície da Terra, a água, a atmosfera e suas diferentes camadas até chegar ao vácuo espacial.
Campo Magnético: Importante entender que sem ele seríamos fritos no espaço pela radiação solar. Explicando; o Sol tem ciclos solares de aumento de atividade, com médias de 11 anos.
A cada pico destes ciclos, a Terra é bombardeada por um fluxo de gás e plasma disparado em todas as direções pelo Sol, a velocidades de 300 a 800 km/s, também chamado de vento solar, e é o que vemos na Terra, e chamamos de Aurora Boreal.
O Vento Solar chega a até 8 bilhões de quilômetros no espaço, sendo detectado pela Voyager 2, já fora do nosso Sistema Solar.

É lindo, porem mortal; se nosso planeta não tivesse um Escudo protetor espacial muito poderoso, que se deforma a cada ataque do Sol, porem nunca se desfaz, a Terra não suportaria nenhum tipo de vida.

E ele não se desfaz pois a Terra é o planeta do sistema Solar com maior densidade de massa. Provavelmente segundo a Ciência Moderna, é composto de Núcleo de Ferro maciço, com camadas intermediárias de Ferro em estado liquido e temperaturas altíssimas, que se movimentam e circulam em torno do Núcleo de Ferro e geram o Magnetismo, tendo ciclo do Pólo Norte e retornando pelo Pólo Sul, gerando á volta da Terra, esta proteção espacial contra os efeitos do Sol.
Perfeito é Deus em tudo o que faz.
Uma infinidades de aves, répteis e peixes, usam as linhas magnéticas da Terra para acharem o “caminho de casa” sem se perderem, e mesmo o homem moderno com sua bússola.




Saber estas 2 coisas são importantes, pois podemos entender que Deus, na criação da Terra, preparou todas as bases e condições para as criações seguintes.

Mas a atmosfera da Terra conhecida tem 77% nitrogênio, 21% oxigênio, com traços de argônio, dióxido de carbono e água.
A idéia possível é de que, durante a criação da Terra, pela sua breve exposição ao espaço, onde já é comprovado a existência de gigantescas nuvens de nitrogênio e portanto antes da formação da nossa atmosfera, este elemento abundante no Universo tenha sido trazido por Deus em torno da Terra, de forma que, quando Ele separasse as águas e criasse a expansão chamada céus, houvesse o balanceamento da nossa atmosfera, com nitrogênio(inerte para nós) e oxigênio(essencial para nós).

Ou simplesmente Ele dissesse...Exista.
O fato é que segundo a Escritura, as águas foram divididas em águas de cima, ou águas em suspensão na atmosfera,vista com nuvens; e as águas de baixo, as vistas(oceanos e rios e geleiras) e não vistas(lençóis freáticos).
...e foi tarde e manhã do dia segundo.

Gn 1: 9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

A Terra é um planeta vivo geologicamente, e vemos hoje, varias alterações nos continentes ou mesmo ilhas, ou detectamos mudanças no fundo do mar.

Em 27 de agosto de 1883 a Ilha de Cracatoa, com cerca de 28 quilômetros quadrados desapareceu do mapa quando o seu pico central, de 820 metros de altura tornou-se um vulcão ativo que explodiu, lançando escombros à altura de 27 quilômetros.
Foram destruídos 300 povoados e 36.000 pessoas morreram. Ouviu-se a explosão a mais de mil quilômetros de distância, e a onda de choque chegou até a Europa.

O acontecimento é considerado como a maior explosão natural de toda a história. Cracatoa era 40% maior que Fernando de Noronha no Brasil.

63 anos depois elevou-se no mesmo local a nova Ilha de Cracatoa.

Hoje, pelo mapa de satélites feitos da Terra, e do fundo dos mares e oceanos, vemos que existem cadeias montanhosas e picos e vales profundos no fundo destes oceanos.

O monte Everest é pouco maior (só 150 ms.) que a maior montanha submarina, a E-6, que está no Mar da Nova Zelândia, e tem 8.690 ms de altura; seu topo está ainda 300 ms abaixo do nível do mar.
Pode ser que Deus simultaneamente tenha abaixado o leito dos mares e levantado a porção chamada seca.

Gn 1: 11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

Espécie : Gênero, Natureza, Qualidade ; conjunto de indivíduos muito semelhantes entre si e os seus ancestrais e que se entrecruzam.

Raça : Subespécie animal resultante de cruzamentos de indivíduos; Conjunto de indivíduos ou seres,cujas características físicas,tais como cor,forma e demais semelhanças forma transmitidos hereditariamente. Definição Dicionário Folha/Aurélio 1995

Tudo foi criado pleno, com capacidade reprodutiva ativada (as sementes) e categorizado por Deus como espécie.
Se Deus não tivesse criado as arvores, não teríamos as trocas gasosas feitas por elas, e nosso clima seria bem mais frio, pois o gás carbônico em doses naturais, faz com que nossa atmosfera retenha mais calor. Mas o excesso de gás carbônico, pode levar a terra a um degelo e séria alteração climática ou seja , o nosso ar condicionado Global, os pólos, pode degelar.

Lembremo-nos que Deus criando tudo isto e ainda não havia Sol e Lua.

Gn 1: 14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

A natureza de existência do Sol e da Lua conforme a Escritura tem 2 objetivos claros:
· iluminar a terra
· sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

Sabemos que a Terra recebia Luz, desde o dia um , e que por conclusão, havia um grau de intensidade e iluminação, pois as arvores e plantas precisam de luz para seu desenvolvimento.

Elas foram criadas “plenas”, mas precisavam da luz para se manterem vivas e aquecidas.

Também sabemos que o Sol é muito importante para o ciclo marinho, pois as plantas nas águas também precisam de luz para se desenvolverem, e Deus criaria no dia seguinte todas as vidas marinhas e seu alimento.

O Sol também é importantíssimo na maquina climática da Terra pois sua ação impede a formação de Calotas polares muito grandes.

· No A.T. a Lua era usada para marcar a passagem do Tempo, e das festas judaicas.
· O calendário bíblico é todo Lunar e não Solar como é marcado hoje.


Vejamos isso nos textos a seguir:



Nm 28: 14 E as suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano.

Js 10: 12 Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.

13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

Agora é que vem a briga.....

Quando Deus diz que fez as estrelas foram criadas no mesmo dia do Sol e Lua, elas foram visíveis nesta mesma noite na Terra.
Mas a nossa física moderna rejeita isto, pois a velocidade da Luz é de aprox. 300 mil km/s, e que um Sol a 1 milhão de anos luz não seria visto ainda da Terra, a não ser em 1 milhão de anos depois.

A possível explicação, baseada na fé, é que Deus pode criar as estrelas nos lugares que elas estão, e faz com que tudo cumpra Suas ordens, segundo todos os Seus propósitos, ou seja:
- Estrela, exista! Seja vista da Terra.
Embora o “seja vista da Terra” não esteja na Escritura, e eu não pretendo dizer que Deus disse isto, o fato é o que a Bíblia relata.E sendo o Espírito de Deus, o Autor da Escritura, Aquele que penetra o Ser de Deus, posso crer firmemente que os homens que Ele escolheu para escreverem-na, não a mudariam ,mas a manteriam por séculos como ela é. Isto Ele confirmou pelo profeta Isaías no cap 40 verso 8, que Sua Palavra duraria para sempre.
Agora, cá entre nós, e se a física moderna tiver determinado a velocidade da luz em escala errada?Temos que pensar nesta possibilidade,pois décadas após décadas, os homens descobrem que suas descobertas anteriores estavam erradas e foram corrigidas.





Nós vimos que Deus deteve o Sol e a Luz para preservar Israel em batalha; porque seria impossível criar uma estrela tão longe e não manifestar a glória de sua existência, que evidencia o Poder de Deus diante dos anjos e dos homens?
Com tanto poder, que é que Deus não pode????

Gn 1: 17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Sobre a criação dos animais, répteis e aves, deu pra perceber que eu quero destacar;que Deus as criou conforme a sua espécie.

Diz também que todas estas criaturas tinham “alma vivente”,ou seja todos os fósseis e/ou esqueletos de animais,que são encontrados pela paleontologia, tiveram” alma vivente”, e por conseqüência vinham de “espécies” definidas.
Estou dizendo que os dinossauros andaram com Adão e próximo dele!


Vamos adiante, pois há mais sobre isto.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Observem de novo o termo “façamos”. Novamente Deus dá a entender Sua Natureza como uma unidade composta de pessoas divinas!

Isto não é tão claro aqui, pois o Espírito de Deus tratará disto em outros textos mais a frente; mas Se importa em relatar que o homem seria a imagem de Deus.
Também Se preocupa em relatar que este homem seria uma semelhança moral Dele,e teria uma essência humana composta de corpo,alma e espírito.

Nem mesmo os anjos tiveram tal privilégio,pois eles são somente espíritos com corpo espiritual, uma só natureza angélica num corpo espiritual, portanto bem diferentes de nós.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Neste versículo especificamente, Deus relata de uma forma genérica e ampla a informação “homem e mulher os criou”; para a seguir começar a detalhar esta nova obra, a mulher.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

Pelo relato de Deus em Sua Escritura, Ele somente ordenou que o homem viesse a comer carne depois do dilúvio!




Ou seja , da criação do homem até Noé entrar na Arca,não havia ordem do homem comer qualquer carne, mas somente o descrito nos versículos acima.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Aqui se repete a ordem de Deus aos animais, mas tem uma diferença; “do fruto das árvores que dão semente”eles não foram ordenados comer.
Somente da criação, o homem e sua esposa tinham esta autorização.
Então pela fé na Palavra de Deus, e o fato de que Deus não mente, eu entendo que os dinossauros pastavam.
A “teoria da Evolução” diz que de que os dentes serrilhados eram para rasgar carne, está furada; pois os mesmo usava-os para comer “erva do campo”.

Não sabemos de que tipo ou tamanho eram tais ervas, mas não devemos ignorar que após a saída dos animais da Arca, em Gn. 9; Deus mudou o comportamento dos animais, e algumas”espécies” passaram a ser carnívoras.
Deus também ordenou que o homem passasse a comer carne, sem o sangue nela.
Ao estudarmos Gn caps. 8 e 9 gastaremos mais tempo com isto.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Aqui Deus conclui o “equipamento de toda a Criação” , mas o término dela só se dará no 7º dia. Seria se como Deus, durante 6 dias fosse montar uma loja; Ele compra o terreno, constroe o prédio,o equipa com prateleiras e balcões, recebe o estoque de produtos,observa se esta tudo como quer, e no dia seguinte (o 7º dia)Ele está a porta pronto para iniciar as atividades, com uma placa: Estamos funcionando! Então a obra está em operação autônoma e Ele Santificou este dia e após isto, e deu grande valor para este dia,estabelecendo Ele mesmo para Si e a criação,um dia de descanso.
Na próxima aula Gn. Cap 2.

Douglas F. Luz Março 2008

Nenhum comentário: