segunda-feira, 14 de abril de 2008

Curso Bíblico – Gênesis – aula 3


ANJOS BONS ANJOS MAUS
MENSAGEIROS DE DEUS AGENTES DE SATANÁS
FIÉIS A DEUS INFIÉIS A DEUS
SE SUJEITAM A DEUS INIMIGOS DE DEUS
OBEDIENTES POR LIVRE DESOBEDIENTES,
ESCOLHA MAS SUJEITOS A AUTORIDADE DE DEUS
SERVEM A DEUS SERVEM A CRIATURA
LIVRES POR HORA, LIVRES
SERÃO PRESOS ETERNAMENTE OPOSITORES DA IGREJA E ASSASSINOS
DOS INCRÉDULOS
MINISTRADORES AOS SANTOS
E CONSERVOS DE DEUS COM
OS SANTOS
NÃO SERÃO JULGADOS SERÃO JULGADOS POR TODOS OS CRENTES.



Ø Os Anjos maus podem ser divididos da seguinte forma:

1 – SATANÁS.

Como lemos no Livro de Judas, e em Apocalipse cap.12, Satanás trava uma batalha com Miguel. Podemos entender que em termos de força e poder, eles são equivalentes. Portanto sem querer tributar a Satã qualquer glória , nossa percepção nos deixa ver que ele não era um anjo comum mesmo antes de pecar, e continua sendo o maioral entre os caídos.
Vejamos a ousadia desta criatura no trato com O Deus encarnado:
Mt. 4 : 1 ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Observem como Ele é obstinado em tentar Jesus; ele pensa usar a Bíblia contra O Autor dela, mas esquece-se que o Messias tinha uma única determinação, ir a cruz do calvário e se oferecer pelo pecado(ou seja pela natureza pecadora do homem e pelos pecados(resultantes da natureza de pecado) de toda a raça humana.

Ele tentou Jesus em 3 ministérios;
o como Profeta (Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus);
o como Sacerdote (Não tentarás o Senhor teu Deus)
o como Rei (Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás).




Satanás não medirá esforços para alcançar seu objetivo, reinar sobre os homens, e Deus permitirá, pois assim Ele estará julgando os homens pecadores que o rejeitam como Deus e Senhor. Será o pior tempo de toda História humana. Mas isto é coisa para outro curso.

2 – OS ANJOS CAÍDOS QUE ESTÃO LIVRES.

Mt 25 : 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Interessante notar que no texto acima, é dito por Jesus que o “fogo eterno” é para os anjos caídos, não para o homem.
MAS infelizmente, também será morada eterna de todo homem,mulher e criança que manifesta sua natureza de pecador, e não aceitou a Oferta do Filho de Deus, o Seu Sangue na Cruz. Cabe aqui um aparte, que Deus em Sua Justiça não condenará um bebê que ainda não tem consciência de pecar, mas aquela criança que passa a pecar por opção, ou seja, manifesta sua natureza de pecador, este já está com a condenação efetivada. Preguemos a pessoa de Jesus as crianças desde pequenos, pelo amor de Deus!!!!





As 2 criações de Deus (os homens e os anjos, ambos pecadores) num mesmo lugar sofrendo das mesmas condições deste lugar, estando o homem lá em corpo, alma e espírito. O Lago de Fogo não é lugar de alma e espírito somente.
Basta ler Ap. 20 : 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Ap 12 : 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Você sabia que Satanás é chamado de príncipe dos ares?
Ef. 2 : 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

Agora faz sentido o texto que diz que o Dragão foi lançado na terra, né ?





A batalha foi, segundo cap.12: 8, nos céus, e este céus é segundo o nosso posto de vista(da terra para o espaço), incluindo no meio do caminho,os ares.
Lúcifer andava na presença de Deus, pecou, foi expulso para a dimensão dos ares, e futuramente será lançado na terra.

3 – OS QUE ESTÃO PRESOS.

2ª Pd 2: 4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no *inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

(*) a palavra original no Grego é Tártaro; ou seja um lugar de profunda escuridão e isolamento do restante da Criação; os estudiosos entendem que o Tártaro se localiza no fundo da “grande separação” descrita em Lucas 16, também chamada de abismo, quando Jesus descreve o Hades como um lugar dividido em 3 seções;
26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.







Neste Hades, ficavam de um lado, os que em vida tinham crido na vinda do Messias no A.T., e do outro lado, todos os que não tinham crido em vida em Deus, ou na vinda de Seu Messias.

Após a morte na cruz, Jesus, segundo as profecias; desceu ao Hades para pregar aos “espíritos em prisão”(os crentes do Antigo Test.) e removê-los para a presença do Pai, encerrando assim, a função do lugar onde ficavam “os que criam na vinda do Messias”.

Hoje NENHUMA pessoa que tenha confessado ser Jesus o seu único Senhor e Salvador, vai a este lugar, mas imediatamente ao reino dos céus, a presença de Jesus Cristo.

Com relação aos incrédulos, hoje eles ainda vão para o outro lado deste lugar (chamado “Tormentos” em Lucas 16);imediatamente após o fim de sua vida na terra, aguardarão a Ressurreição neste lugar,para receberem, depois de ressuscitados, a condenação final e serem lançados fisicamente da Presença de Deus, no Lago de Fogo.

Esta é a terrível e triste sina dos incrédulos; oremos por eles enquanto vivos para que se convertam,depois de mortos,segundo o texto lido, o homem incrédulo não tem mais chance.



A bíblia diz o que é e como são as coisas... ponto! Ela não negocia com ninguém, e nem busca agradar ninguém,apenas dizer os fatos.

Judas 6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.

Esta casta de demônios recebeu um tratamento diferente, e também deixa-nos com a idéia que eles eram tão ou mais perigosos que os demônios que Deus permitiu ficarem soltos.
Um dia, serão soltos contra a raça humana, e serão uma ferramenta de juízo do Deus Santo contra o pecador rebelde que não quis se arrepender.
Isto está em Ap. 9 : 1 a 12, lembrando que, por trás da figura de linguagem existe uma informação real sendo expressa.

Ø Lúcifer ou Satanás? :

È fato que, é um ser da classe angélica, que outrora “portador da Luz”, tendo pecado contra Seu Criador, corrompeu-se e corrompeu centenas de milhares de anjos, foi deposto de suas funções originais e todos eles expulsos do Reino de Deus; isto antes da criação da Terra e do homem, segundo as Escrituras.



Após a criação da terra e do homem, se empenhou na corrupção desta nova criatura, deixando-nos a impressão de ser uma vingança contra Deus, e querendo ser deus para esta nova criatura e todos seus descendentes.
Não é a toa que Satanás é chamado na Bíblia de “príncipe deste mundo” e “deus desse século”.

Palavras de Jesus: Jo 14: 30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim.
2a Co 4: 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Infelizmente algumas denominações(e não a Bíblia) erroneamente dizem que Satanás é co-redentor com Jesus, e que Satanás recebeu sobre ele mesmo, os castigos da raça humana.

Outras dizem que Jesus foi criado, assim como Lúcifer fora criado...isto é falta de conhecimento e compreensão da Bíblia, em entender quem é quem, que dá em heresia brava.






Somente Jesus, segundo as Escrituras, pode redimir (redimir quer dizer; pagar o preço) todos os pecados da raça humana. Ele não precisava da ajuda de ninguém, pois era Deus encarnado.

Se o homem puder pagar por somente um pecado particularmente seu, então Jesus deixa de ser O perfeito sacrifício dado por Deus,em pagamento por todos os pecados, e simultaneamente, faz Deus mentiroso, pois o homem não pode pagar por seus pecados.

O desvio de entendimento da Escritura é uma obvia atuação de Satanás e sua turma, acerca da pessoa e do sacrifício de Jesus.
Se o homem não ouve e não entende, como irá clamar Salvação ao Deus Salvador? É aí que Satanás tem vitória, na rejeição e incompreensão do homem pecador acerca da necessidade da salvação.


Pensando o homem pecador que não precisa de salvação, em decorrência de sua mente estar naturalmente em trevas, Satanás terá a companhia de mais um com ele. O morto não sente a morte.






A descrição de Lúcifer (Satanás antes do pecado) :

Ez 28 : 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Por meio do Profeta Isaías, Deus descreve Lúcifer na figura de um homem, o Rei de Tiro. Isto é uma aplicação de dupla referencia, falando de uma outra pessoa(Lúcifer) usando a figura de uma 1ª pessoa (o Rei de Tiro).
Este era Lúcifer, desde o dia que foi criado até o dia que ele pecou.








A Descrição de Lúcifer após a Queda, agora chamado de Satanás.
Is 14 : 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo..

Mas Satanás viu a Deus, andava na presença Dele, viu o poder criador de Deus e não cria Nele? Ele não sabe que não vai vencer?

Tg 2 : 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mt 8: 28 E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
29 E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?





A resposta a 2ª pergunta é mais conclusiva; sendo Satanás conhecedor da existência da Divindade e de Seu Poder criador; afinal Lúcifer já havia pecado antes da criação da Terra e do homem, os quais ele viu serem criados; ele sabe que o poder e sabedoria de Deus são suficientes para que ele, Satanás, jamais conquistasse o trono de Deus.

Porem o pecado certamente afetou seu raciocínio, de tal forma que, acha poder derrotar Deus, mesmo sabendo que não dá insiste em seu intuito; embora debaixo da permissão de Deus.
A conclusão é de que ele enlouqueceu.

Em essência, Satanás está em trevas desde que caiu, e assim permanecerá para sempre.
1ª Co 6: 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

Um dia, em futuro não distante, os membros do Corpo de Cristo, irão julgar estes seres por suas ações malignas.
As bases em que se darão isto não são reveladas;embora seja pressuposto que a noiva(a igreja) de Cristo, neste tempo, já terá consumado seu casamento na casa do Pai, e será rainha com Cristo; ela estará sempre onde Jesus estiver.
Na próxima aula entraremos na criação da Terra.

Douglas F. Luz Março de 2008

Nenhum comentário: